terça-feira, 2 de julho de 2013

Feliz Ano Novo

Escrevi na passagem de 2011 para 2012, vale a reflexão.


AFINAL, O QUE É FELICIDADE?



Pergunta difícil! Dizem por aí que dinheiro não traz felicidade, que é impossível ser feliz sozinho... mas o que me faz feliz te faz feliz?


Parece que todo mundo tem obrigação de ser feliz, como se fosse um sinal vital. Parece uma coisa que se compra e que se consome, como se fosse tão fácil sentir algo tão complexo, e ao mesmo tempo tão simples. E como as pessoas ainda estão descobrindo o que é felicidade, continuam consumindo e comprando, sem mesmo saber o que é.


Um amigo querido deu um sábio exemplo de felicidade: é o que sentimos quando acabamos de chupar um picolé e o palito vem premiado! De fato, esses segundos entre acabar o picolé, procurar a mensagem escrita no palito, ler “vale um picolé” e contemplar esses segundos, isso é felicidade! Não colocamos um largo sorriso no rosto?


Outra amiga querida me disse: as melhores coisas do mundo não são coisas. Ter as coisas não nos faz feliz de verdade. Talvez por um instante, como se ter significasse conquistar algo, ser dono, ter domínio, mandar, fazer o que quiser e o que não quiser também, sensação de poder... que medo dessa sensação! Corrompe as pessoas e distorce os valores. A ilusão do poder ofusca a amizade, o respeito, envolve todos numa névoa escura e cinzenta de falsidade, soberba, falta de vergonha na cara... e de tristeza!


Prefiro não ter ou ser dona de nada, não ter poder sobre nada nem ninguém, e ter a consciência preenchida com tranquilidade, sentimentos puros e sinceros, poder falar o que penso (com polidez, é claro), não sentir ameaças e caminhar de cabeça erguida por aí, sentindo o calorzinho do sol e o vento no rosto ao invés de me esconder atrás de uma fortaleza e abdicar do prazer da liberdade. Às vezes, ter as coisas nos faz ter medo, receio, desconfiança e a sensação iminente de que o pior pode acontecer a qualquer hora. Melhor mesmo é não ter nada.


As melhores coisas do mundo são os momentos. Fazer um amigo logo no primeiro dia de aula. Receber o carinho de um animal de estimação. Ganhar uma caixa de lápis de cor e imaginar todos os desenhos que fará com eles. Receber o desenho que o seu filho fez com a caixa de lápis de cor no Dia das Mães. Abrir o envelope de fotos que acabaram de ser reveladas. Ver a satisfação no rosto das pessoas enquanto elas comem o prato que você preparou. Receber aquela notícia que você esperava há tempos. Ir à praia num dia ensolarado. Tirar aquela carta no jogo de baralho. Pegar um peixe na pescaria. Receber um abraço quando precisamos de conforto. Receber um pedido de desculpas sincero. Receber um elogio sincero. Ter a certeza de que seus amigos são companheiros verdadeiros. Chorar quando der vontade. Dançar loucamente aquela música que você adora. Completar uma maratona. Abrir aquele presente surpreendente. Ver seus convidados se divertindo na sua festa. Receber uma carta de amor do amor da sua vida, sem um saber do amor do outro. Fazer novos amigos e companheiros de vida. Pegar a primeira onda. Reunir-se com pessoas queridas. Ver o álbum de fotos antigas. Passar no vestibular. Andar de bicicleta sem rodinhas. Dar o primeiro beijo. Dar o primeiro beijo no amor da sua vida. Comer um prato de sopa quentinho que a sua mãe fez para te curar da gripe. Receber um cartão postal de um amigo que se lembrou de você durante a viagem. Sentar no sofá com os pés para cima por alguns minutos. Ver a planta que você plantou crescer. Tirar um cochilo na rede depois do almoço. Receber um cafuné. Cuidar de quem se gosta. Dormir abraçado. Apaixonar-se. Completar o álbum de figurinhas. Lembrar de velhas e boas histórias. Fazer o café da manhã na cama. Tomar banho de cachoeira. Perder a noção dos dias e das horas. Estourar a champagne e torcer para que momentos como esses continuem no ano que entra. FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário